1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Férias terminam e Obama volta para a Casa Branca

Estadão Conteúdo

24 Agosto 2014 | 16h 09

Edgartown, Massachusetts, 24/08/2014 - As férias de verão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terminam neste domingo. Ele deve voltar para a Casa Branca após passar duas semanas com sua família na ilha de Martha''s Vineyard, na costa de Massachusetts. Nesse período, sua tentativa de descansar e relaxar foi interrompida por eventos envolvendo os combates promovidos pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria, além dos protestos na cidade de Ferguson, no Missouri.

Obama teve de interromper suas férias para fazer pronunciamentos sobre os assuntos listados acima quatro vezes, incluindo um breve viagem de dois dias que fez para Washington durante o recesso oficial. Esse retorno extraordinário para a capital já estava previsto mesmo antes dos eventos no Iraque e em Ferguson dominarem o noticiário.

Mesmo em meio às reuniões sobre estes e outros assuntos, além de telefonemas com líderes mundiais e outras responsabilidades, Obama conseguiu se distrair um pouco na pacata ilha onde os presidentes dos EUA passam suas férias de verão. Fã de golfe, ele conseguiu praticar o jogo em nove oportunidades, mesmo em meio a críticas de alguns grupos. "Só porque o presidente está em outro local não significa que ele não está fazendo seu trabalho", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz.

Obama também conseguiu jantar fora algumas vezes, dançou em uma festa de aniversário e assistiu a um show de fogos de artifício. Além disso, ele e a esposa, Michelle, foram caminhar com amigos neste domingo, perto da casa que a família aluga em Chilmark, no oeste da ilha. Fonte: Associated Press.