Fortes chuvas deixam pelo menos 42 mortos na China

Mais de 60 rios no sul do país estiveram acima de seu nível máximo

PUBLICIDADE

Atualização:

XANGAI - As chuvas torrenciais deixaram pelo menos 42 mortos e 21 desaparecidos nos últimos dias no centro e sul da China, onde milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas, informaram nesta terça-feira, 4, autoridades de províncias citadas pela imprensa estatal.

As fortes chuvas causaram inundações e fizeram com que os níveis de água de mais de 60 rios no sul da China tenham subido acima do seu máximo. As províncias mais afetadas são Hunan e a região autônoma de Zhuang.

Milhares de soldados, policiais, funcionários públicos e civis estão lutando contra as inundações em várias províncias ao longo do importante rio Yangtzé. 

Rio Yangtzé, em Wuhan, na província de Hubei, teve nível de águamuito acima do normal para o período. Foto: Reuters

PUBLICIDADE

As inundações destruíram casas, arrancaram árvores, danificaram veículos, estradas e as plantações de muitos agricultores. 

Em Hubei, cerca de 16 mil pessoas estão em alerta máximo pela enchente dos rios, e em Guangxi, foram confirmadas as mortes de 16 pessoas.

Nesta época do ano são frequentes as chuvas torrenciais na China e é comum que aconteçam inundações, deslizamentos e outras catástrofes motivadas por fenômenos meteorológicos. 

O fato mais grave ocorrido este ano aconteceu em 24 de junho, no estado de Sichuan, quando choveu forte e parte de uma montanha caiu sobre a aldeia de Xinmo. Dez corpos foram recuperados, enquanto 73 pessoas estão desaparecidas./ EFE e AFP

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.