Governo da Venezuela captura paramilitar colombiana

O ministro do Interior da Venezuela, Tareck El Aissami, anunciou hoje que o Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas capturou Yaneth Moreno Vera, 39 anos, conhecida paramilitar colombiana, procurada pela Interpol.

AE-AP, Agencia Estado

21 Novembro 2009 | 19h23

Vera, conhecida como La Perla, foi detida na cidade de Maracaibo, no estado de Zulia, fronteira com a Colômbia. Ela é acusada por homicídio. El Aissami explicou que a paramilitar era o braço direito de Ana María Flórez, funcionária do fisco colombiano e também foragida da Justiça.

Ao final de 2003, La Perla foi detida por sua suposta conexão com grupos paramilitares do estado fronteiriço de Santander. Na ocasião, disse que trabalhava para o chefe paramilitar Jorge Iván Laverde, El Iguano, que confessou ter participado do assassinato de mais de duas mil pessoas. Flórez e Vera "eram encarregadas das relações de defesa e do corpo de segurança do grupo", afirmou o ministro. "Nos alegra muito que pela primeira vez em muitos anos a Venezuela capturou criminosos colombianos", afirmou Gabriel Silva, ministro da Defesa da Colômbia, ao referir-se à prisão de Vera.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.