Governo japonês respalda reeleição de Karzai no Afeganistão

Apoio logístico da Marinha japonesa será substituído, em janeiro próximo, pela ajuda econômica e civil ao país

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

O governo japonês deu as boas-vindas à reeleição de Hamid Karzai como presidente do Afeganistão nesta terça-feira, 3, e assegurou que seguirá apoiando ao país em seus esforços pela reconstrução, informou a agência Kyodo.

 

PUBLICIDADE

"Damos as boas-vindas à eleição de um presidente que foi eleito através de um processo realizado pelo povo do Afeganistão e apoiado pela comunidade internacional", expressou o secretário de imprensa do Ministério de Assuntos Exteriores do Japão, Kazuo Kodama.

 

Segundo o comunicado, o governo espera que Karzai trabalhe com "vigor" em assuntos como o processo de construção nacional e reiterou que o Japão apoiará a sua administração nos esforços para alcançar a estabilidade e a reconstrução.

 

Forças da Marinha japonesa dão apoio ao Exército dos Estados Unidos em uma missão logística de abastecimento de combustível no Oceano Índico, mas que o país já anunciou que será substituída em janeiro por ajuda econômica e civil.

 

A Comissão Eleitoral do Afeganistão proclamou a reeleição de Hamid Karzai depois que o adversário no segundo turno, Abdullah Abdullah, decidiu retirar sua candidatura em protesto contra supostas irregularidades eleitorais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.