Grã-Bretanha eleva nível de alerta sobre ameaça terrorista

Secretária do Interior afirmou que a elevação é uma consequência dos eventos na Síria e no Iraque

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
A ministra de Interior da Grã-Bretanha, Theresa May Foto: Leon Neal/AFP

(Atualizada às 12h45) LONDRES - A Grã-Bretanha elevou o nível de seu alerta de ameaça terrorista nesta sexta-feira, 29, para "severo", o segundo nível mais alto, em resposta a possíveis ataques que poderiam estar sendo planejados na Síria e no Iraque, disse a secretária do Interior britânica, Theresa May.

PUBLICIDADE

"Isso significa que existe uma grande possibilidade de que ocorra um ataque terrorista, mas não há dados de inteligência que sugiram que um ataque é iminente", disse May em comunicado.

"A elevação do nível de ameaça está relacionada com os eventos na Síria e no Iraque, onde grupos terroristas estão planejando ataques contra o Ocidente. Algumas dessas conspirações possivelmente envolvem combatentes estrangeiros que viajaram da Grã-Bretanha e países da Europa para lutar nos conflitos", acrescentou.

A morte do jornalista americano James Foley há duas semanas no Iraque por um terrorista suspeito de ser britânico causou uma série de demandas por medidas de segurança adicionais e o temor de que pessoas que tenham viajado para Síria e Iraque voltem para a Grã-Bretanha com a intenção de realizar atentados. / REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.