Hamas anuncia novos acordos de cessar-fogo

O Hamas anunciou neste sábado ter alcançado um acordo com outros grupos militantes em Gaza para interromper o lançamento de foguetes contra cidades do sul de Israel, a fim de impedir contra-ataques de retaliação.

AE-AP, Agencia Estado

21 Novembro 2009 | 17h12

Desde janeiro o Hamas não lança foguetes contra Israel, depois que o país deu fim a uma ofensiva de três semanas que tinha o objetivo de conter os ataques quase diários de grupos militantes palestinos. Na ocasião, 1.400 palestinos foram mortos, incluindo centenas de civis, de acordo com estimativas da ONU. Do lado israelense foram 13 baixas.

Desde então, outros grupos têm realizados ataques a Israel, embora em menor escala. Mas, hoje, o ministro do interior do Hamas, Fathi Hamad, disse a repórteres que todas as facções militantes concordaram em cessar-fogo.

Ele disse que o acordo foi feito para prevenir retaliações de Israel e dar estabilidade aos moradores da Faixa de Gaza. O cessar-fogo permitirá que os locais reconstruam a infraestrutura destruída pelos últimos ataques israelenses, disse Hamad.

Mais conteúdo sobre:
Hamas cessar-fogo acordos de paz Israel Gaza

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.