1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Heinz promete melhorar controle sobre fornecedores na China após problema com cereal infantil

ADAM JOURDAN E SUI-LEE WEE - REUTERS

19 Agosto 2014 | 08h 45

A fabricante norte-americana de alimentos H.J. Heinz disse nesta terça-feira que vai apertar o controle sobre fornecedores de ingredientes na China, após ter sido forçada a retirar das prateleiras alguns produtos infantis no país devido a níveis excessivos de chumbo. 

A companhia, conhecida globalmente por seu ketchup, fez o anúncio para tentar conter o potencial dano à sua reputação em um país onde consumidores são bastante sensíveis à segurança alimentar após uma série de casos. 

A Heinz disse à Reuters nesta segunda-feira que havia retirado de circulação quatro remessas de um cereal infantil após um regulador de alimentos no leste da China ter descoberto níveis do metal tóxico acima dos padrões regulamentares. 

Problemas nas cadeias de fornecimento na China têm sido acompanhados de perto, após a Yum Brands <YUM.N>, controladora da rede de restaurantes KFC, o Wal-Mart <WMT.N> e o McDonald’s <MCD.N> terem enfrentado questões de segurança alimentar junto a fornecedores.

Consumidores na China são especialmente sensíveis a produtos para bebês, após um caso de leite em pó contaminado com melamina, um químico industrial, ter levado à morte ao menos seis crianças em 2008.

“Eu acredito que a Heinz enfrenta bastante problema agora, porque os pais não vão perdoar quaisquer problemas de qualidade em produtos alimentícios infantis”, disse Shaun Rein, diretor do China Market Research Group, em Xangai. 

A Heinz vai traçar sistemas mais rigorosos para regular fornecedores de ingredientes e melhorar a rastreabilidade e medidas de controle de segurança alimentar junto à sua cadeia de fornecedores, disse a companhia norte-americana em uma publicação em seu blog oficial Sina Weibo, nesta terça-feira. 

Produtos afetados foram selados e seriam destruídos sob a orientação do regulador, acrescentou a companhia. 

Um representante da Administração de Alimentos e Medicamentos na província de Zhejiang não quis dar detalhes sobre os níveis de chumbo encontrados no cereal da Heinz, mas disse que divulgaria mais informações nos próximos dias. 

O nível padrão para produtos infantis deve ficar abaixo de 0,2 miligramas por quilo, de acordo com um relatório do governo datado de 2010. 

A Heinz disse que o recall foi uma medida de precaução, e acrescentou que o alto nível de chumbo foi causado “acidentalmente" por um fornecedor. A agência reguladora disse que o problema afetou 1.472 caixas de cereal na província. 

Especialistas dizem que o chumbo é particularmente perigoso a crianças, inibindo o desenvolvimento intelectual e físico. Pode causar problemas de concentração, alterações de comportamento e até mesmo a morte, quando ingerido em grandes quantidades. 

(Por Sui-Lee Wee e Adam Jourdan; Reportagem adicional de David Stanway)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo