1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Hillary conquista ampla vitória na Carolina do Sul

- Atualizado: 27 Fevereiro 2016 | 22h 31

Em seu discurso da vitória, a ex-secretária de Estado fez uma provocação Trump: 'Não precisamos fazer a América grande de novo. A América nunca deixou de ser grande'

COLUMBIA - A ex-secretária de Estado Hillary Clinton obteve neste sábado, 27, uma ampla vitória contra o senador por Vermont Bernie Sanders nas primárias democratas da Carolina do Sul. Na contagem inicial, com 18% de votos apurados, a ex-secretária de Estado tinha 77,4% de vantagem, segundo o jornal The New York Times

Em seu discurso da vitória, Hillary fez uma provocação ao pré-candidato republicano Donald Trump, cujo slogan de campanha é Make America Great Again! (Fazer a América Grande de Novo, na tradução livre). “Não precisamos fazer a América grande de novo. A América nunca deixou de ser grande”, rebateu Hillary para seus correligionários no quartel-geral democrata, em Columbia, na Carolina do Sul. 

Hillary espera receber apoio de eleitores negros e latinos para derrotar Bernie Sanders

Hillary espera receber apoio de eleitores negros e latinos para derrotar Bernie Sanders

As redes de televisão apontaram para uma “vitória fácil” de Hillary logo após o fechamento das mesas de votação na Carolina do Sul e sem sequer esperaram os primeiros resultados oficiais, se baseando apenas nas pesquisas.

Sanders parabenizou Hillary logo após as TVs projetarem sua vitória. “Parabenizo a secretária Clinton por sua vitória na Carolina do Sul. Estou muito orgulhoso da campanha que nós estamos fazendo e muito agradecido por nossas base de correligionários. Esta campanha está só começando”, disse 

Com esta vitória, Hillary obtém a maioria dos 53 delegados que estavam em jogo nesse Estado e soma três vitórias nas primárias e caucuses disputados até agora, contra uma de Sanders.

Há uma semana, Hillary tinha levado 20 dos 35 delegados que estavam em jogo nos caucuses (assembleias populares) de Nevada, e no dia 2, 23 dos 42 delegados dos realizados em Iowa. Já Sanders venceu em New Hampshire no dia 9 e obteve 19 delegados, contra os 9 da ex-primeira-dama e favorita das pesquisas para a candidatura presidencial democrata.

Hillary recebeu um apoio quase unânime dos chamados “superdelegados”, votos vinculados ao aparelho do partido que podem pender a balança na convenção democrata, e tem um total de 505 delegados, contra 71 de Sanders no total. 

Hillary espera a ampla vitória  na Carolina do Sul possa lançar um precedente para a série de Estados do sul dos EUA que votará na Superterça, incluindo Georgia e Texas. Os  três Estados têm um grande colégio eleitoral afro-americano. / EFE e AFP 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX