Homem que planejou matar Barack Obama pega 3 anos de prisão 

Alex Hernandez, hoje com 32 anos, chamou a atenção em 2015 quando estava em uma prisão de Bridgewater, em Massachusetts, e fez referência ao seu plano de atentar contra o então presidente americano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

NOVA YORK - Um detido que manifestou sua simpatia ao "califado" proclamado pelo grupo Estado Islâmico (EI) e planejou o homicídio de Barack Obama quando era presidente foi condenado a 37 meses de prisão por um tribunal federal de Boston.

Alex Hernandez, hoje com 32 anos, chamou a atenção em 2015 quando estava em uma prisão de Bridgewater, em Massachusetts, e fez referência ao seu plano de atentar contra o então presidente americano, indicou o gabinete do procurador federal William D. Wienreb em comunicado.

Barack Obama Foto: Doug MIlls / The New York Times

PUBLICIDADE

Alertadas, as autoridades lhe enviaram um agente que se fez passar por um contato possível de lhe entregar documentos falsos, pois esperava deixar o país após cometer o crime.

Durante várias reuniões com esse agente, em dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, Alex Hernandez explicou que queria atacar a Casa Branca. Convertido ao Islã, explicou que queria atingir o presidente porque era ele quem "dava as ordens".

Reprovava o governo americano por acusar de "maus" os seus "irmãos que lutavam para colocar em vigor as leis e as estruturas do califado no Oriente Médico", segundo os serviços do procurador federal. "Se atinge a cabeça, todo o resto cai", explicou ao agente.

Hernandez se declarou culpado e foi condenado na quarta-feira a uma pena de 37 meses de prisão e mais 3 anos em liberdade condicional, que cumprirá junto com uma pena de 5 a 8 anos de cadeia por ter armas e drogas ilegalmente, motivo pelo qual estava no Centro Penitenciário Souza-Baranowsk, em Lancaster, Massachusetts. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.