1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Primavera Árabe

Insurgentes ligados à Al-Qaeda atacam aeroporto no Iêmen

Agência Estado

26 Junho 2014 | 11h 38

Militantes ligados à Al-Qaeda atacaram um aeroporto localizado no sul do Iêmen nesta quinta-feira, bombardeando a torre de controle aéreo da instalação e entrando em confronto com tropas iemenitas, o que resultou em 11 mortos. Autoridades disseram que os militantes se aproximaram do aeroporto Sayoun, na província de Hadramawt, vindos de três direções diferentes.

Um avião de passageiros vindo da capital Sanaa, que fazia uma escala em Sayoun, a caminho de Dubai, foi pego no meio do fogo cruzado. Um dos passageiros disse à Associated Press por telefone que havia disparos em todo lugar e soldados na pista.

O Exército enviou tanques e armas pesadas e eventualmente expulsou os militantes, informaram autoridades. Funcionários da área de saúde disseram que cinco soldados e seis militantes foram mortos durante o confronto e que havia muitos feridos. As fontes falaram em condição de anonimato porque não têm autorização para conversar com meios de comunicação. Não havia detalhes sobre os mortos e feridos.

O ataque aconteceu algumas horas depois de forças de segurança terem detido vários suspeitos de serem militantes na cidade de Sayoun, conhecida pela forte presente da Al-Qaeda.

O governo iemenita lançou uma importante ofensiva com o objetivo de expulsar militantes da Al-Qaeda de redutos no sul do país. Os Estados Unidos financiam a maior parte das operações do governo e fornecem apoio logístico, além de lançarem ataques com aviões não tripulados (drones) contra os insurgentes.

O governo norte-americano considera a Al-Qaeda na Península Árabe como o braço mais perigoso da rede global de terrorismo. O grupo é ligado a uma série de tentativas frustradas de atacar o território dos Estados Unidos. Fonte: Associated Press.

Primavera Árabe

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo