Reproução / Twitter Daniel Scioli
Reproução / Twitter Daniel Scioli

Internautas ironizam ausência de kirchnerista em debate

Dezenas de tuítes insinuaram que ele não havia ido ao debate para poder estudar

Rodrigo Cavalheiro CORRESPONDENTE / BUENOS AIRES, O Estado de S .Paulo

05 Outubro 2015 | 19h03

Embora analistas sustentem que a ausência de Daniel Scioli no primeiro debate presidencial da Argentina, na noite de domingo, não o faz perder votos, nas redes sociais os antikirchneristas exploraram sua falta - ele esteve em um festival de rock. 

Nesta segunda-feira, Scioli apresentou a tese com a qual se graduou em marketing na Universidade Argentina da Empresa. Dezenas de tuítes insinuaram que ele não havia ido ao debate para poder estudar para a prova. Ele tirou nota 7 e escreveu no quadro "Pai, tese: 7. Missão cumprida". A foto foi divulgada em sua conta de twitter.

Na única referência do dia à decisão de não participar da discussão, à qual foram cinco opositores, ele disse na saída de um ato de campanha: "Esse é o debate para mim. Polícia regional e moradia". A frase saiu com irritação.

Entre os memes que circularam nos jornais e sites locais, um dos mais populares era o que reproduzia uma das cenas em que se costuma procurar o personagem Wally, série produzida pelo ilustrador britânico Martin Handford. No caso, a pergunta foi substituída por "Onde está Scioli?". A imagem usada é de uma praia lotada e há uma lancha no mar, o que sugere que o ex-piloto, que perdeu o braço em um acidente em 1989, poderia estar dentro dela. 

Outras montagens usaram a bancada que ele deixou vazia como base. Uma colocava um muppet diante do microfone, em alusão às críticas opositoras de que Scioli seria uma marionete da presidente Cristina Kirchner se vencer a eleição.

Mais conteúdo sobre:
Argentina Daniel Scioli

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.