REUTERS/Amir Cohen
REUTERS/Amir Cohen

Israel vai acelerar construção de muro subterrâneo em torno de Gaza

Autoridades israelenses, que querem terminar o muro até dois anos, consideram os túneis no território palestino como uma das maiores ameaças para sua segurança

O Estado de S.Paulo

10 Agosto 2017 | 11h35

TEL-AVIV - Israel vai acelerar a construção de um muro subterrâneo ao longo de sua fronteira com Gaza para impedir comandos palestinos de entrarem em seu território através de túneis - informaram fontes militares e da imprensa.

As autoridades israelenses, que querem terminar o muro até dois anos, consideram os túneis que unem a Faixa de Gaza a seu país como uma das maiores ameaças para sua segurança.

Em 2014, Israel destruiu cerca de 30 túneis na última guerra travada contra o Hamas em Gaza, reduto palestino dirigido pelo movimento Hamas desde 2007 e que está submetido a um bloqueio israelense.

"Nos próximos meses, vamos acelerar a construção desse obstáculo. Esperamos que a construção termine em dois anos", afirmou o comandante da região militar sul, general Eyal Zamir.

Cerca de mil trabalhadores participam da obra, cujo custo alcançará US$ 833 milhões.

A imprensa israelense indicou que também será construída uma barreira marítima, a qual terá a forma de um cais na fronteira com Gaza. O objetivo é impedir a passagem de mergulhadores do Hamas./ AFP

Mais conteúdo sobre:
Hamas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.