1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Itamaraty condena atentados na Bélgica e presta solidariedade às famílias das vítimas

- Atualizado: 22 Março 2016 | 11h 19

Governo brasileiro afirmou que ‘todo terrorista merece o repúdio unânime da comunidade internacional’ e pediu a compreensão das pessoas que procuram informações no consulado-geral em Bruxelas, já que as linhas telefônicas estão congestionadas

O governo brasileiro condenou nesta terça-feira, 22, os atentados terroristas ocorridos em Bruxelas, na Bélgica, que deixaram dezenas de mortos e feridos.

Em nota, o Itamaraty expressou sua “solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo da Bélgica”, e destacou que acredita que “todo terrorista merece o repúdio unânime da comunidade internacional, quaisquer que sejam suas motivações e sua origem”.

Explosões fecham aeroporto e metrô de Bruxelas
AFP PHOTO / JOHN THYS
Explosões fecham aeroporto e metrô de Bruxelas

Polícia belga estava em alerta para possíveis represálias por conta da prisão de um dos principais suspeitos de ter comandado os atentados em Paris em 2015. Leia mais

O comunicado ainda informa que o consulado-geral do Brasil em Bruxelas está acompanhando a situação e funciona, no momento, em esquema de plantão. O governo divulgou os contatos na Bélgica e em Brasília:

- plantão consular em Bruxelas: (00XX) 324 789 49107

- Núcleo de Assistência a Brasileiros no Exterior (NAB), em Brasília: (0XX) 61 2030 8804 ou (0XX) 61 2030 8805

- Plantão do NAB: (0XX) 61 8197 2284

O Itamaraty pede para que as pessoas tenham paciência, já que as linhas telefônicas em Bruxelas estão congestionadas, e sugere que os contatos também sejam feitos por e-mail (consulado.bruxelas@itamaraty.gov.br).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX