PUBLICIDADE

Líder da Coreia do Norte diz que país pode instalar ogivas nucleares em mísseis

Kim Jong-un disse que as armas são ‘uma autêntica ferramenta de dissuasão nuclear’ contra inimigos, e pediu aos militares que estejam preparados para realizar ataques contra EUA e Seul

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SEUL - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse que seu país miniaturizou ogivas nucleares para instalá-las em mísseis balísticos e que ordenou melhorias no poder e na precisão de seu arsenal, relatou nesta quarta-feira, 9, a mídia estatal. O ditador qualificou as armas como "uma autêntica ferramenta de dissuasão nuclear" contra os inimigos do país.

Kim pediu a seus militares que estejam preparados para realizar ataques preventivos contra os EUA e a Coreia do Sul, e fiquem de prontidão para usar armas nucleares, exacerbando a retórica beligerante depois de Pyongyang receber novas sanções bilaterais e da Organização das Nações Unidas (ONU) por seus recentes testes nucleares e de foguetes.

O jornal oficial do partido governistapublicou fotos de Kim no que parecia ser um grande hangar conversando com assessores diante de um objeto esférico prateado, além de uma peçasemelhante ao míssil balístico intercontinental KN-08 (ICBM, na sigla em inglês) Foto: REUTERS/KCNA ATTENTION EDITORS

PUBLICIDADE

Soldados americanos e sul-coreanos iniciaram nesta semana exercícios militares de larga escala que a Coreia do Norte classificou como "manobras de guerra nuclear", ameaçando reagir com uma ampla ofensiva.

Os comentários de Kim, divulgados nesta quarta-feira, foram sua primeira menção direta da afirmação, reiterada na mídia estatal, de que o isolado país comunista teve sucesso na miniaturização de uma ogiva nuclear, o que vem sendo questionado por muitos e jamais foi verificado de forma independente.

“As ogivas nucleares foram padronizadas para caber em mísseis balísticos por meio de sua miniaturização", teria dito Kim, segundo a agência estatal de notícias KCNA, quando inspecionava o trabalho de seus cientistas nucleares.

"Ele enfatizou a importância de se construir armas nucleares cada vez mais potentes, precisas e miniaturizadas e os meios de usá-las", disse a KCNA.

Kim também inspecionou a ogiva nuclear concebida para uma reação termonuclear, afirmou a agência de notícias, referindo-se a uma bomba de hidrogênio miniaturizada que o país diz ter testado no dia 6 de janeiro.

Publicidade

O Rodong Sinmun, jornal oficial do partido governista, publicou fotos de Kim no que parecia ser um grande hangar conversando com assessores diante de um objeto esférico prateado. O diário ainda mostrou imagens de um grande objeto semelhante ao míssil balístico intercontinental KN-08 (ICBM, na sigla em inglês), já exibido em desfiles militares, e de Kim segurando um cigarro meio fumado. /REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.