1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Líderes do G-77 se reúnem na Bolívia

AE - Agência Estado

14 Junho 2014 | 19h 56

Líderes de países emergentes se reuniram neste sábado na Bolívia para definir uma agenda global de combate à pobreza, em um encontro do G-77 que destacou o crescente relacionamento da América Latina com a China.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente boliviano, Evo Morales, abriram a reunião, que marca o 50º aniversário da fundação do G-77 e termina neste domingo.

O grupo começou com 77 países em 1964 e agora tem 133 Estados membros, representando dois terços dos países do mundo. "Essa reunião não é só comemorativa. Ela vai propor novas políticas sociais", afirmou Morales, que atualmente preside o G-77.

A China, que não faz parte do grupo, está participando da reunião, devido principalmente aos seus crescentes laços comerciais com a América Latina, em meio às compras massivas da região de commodities e bens manufaturados chineses. Pequim agora busca um novo modelo de cooperação que permita grandes investimentos em projetos de infraestrutura necessários para sustentar o crescimento da América Latina. Fonte: Dow Jones Newswires.