PUBLICIDADE

Maxime Hauchard, membro de alto escalão do Estado Islâmico

Homem que ameaçou o Brasil em nome do Estado Islâmico é membro do alto escalão da organização na Europa e responde pelo nome de Abou Abdallah al-Faransi – ou 'O Francês'

Por Andrei Netto CORRESPONDENTE e PARIS
Atualização:

O homem que ameaçou o Brasil em nome do Estado Islâmico é membro do alto escalão da organização na Europa e responde pelo nome de Abou Abdallah al-Faransi – ou “O Francês”. O jovem, de 23 anos, cujo nome verdadeiro é Maxime Hauchard, nascido em Bosc-Roger-en-Roumois, na Normandia, é filho de família cristã e se converteu ao islamismo, mergulhou no salafismo e hoje é um carrasco do grupo que já cometeu três grandes atentados na Europa nos últimos 15 meses. 

Imagem de Maxime Hauchard capturada de vídeo de propaganda do EI; no destaque, o tuíte ameaçando o Brasil Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Hauchard faz parte da lista de terroristas dos EUA desde que apareceu em um vídeo de propaganda da organização em novembro de 2014. Nas imagens, o francês aparece com longa barba e com uma faca, ameaçando decapitar o americano Peter Kassig, funcionário de uma ONG. Kassig acabou sendo morto com 18 soldados sírios detidos pelo EI. Desde então, a França tenta entender o que levou Hauchard a aderir ao jihadismo. 

Aos 17 anos ele já havia abandonado a escola e tentava a vida com uma pequena empresa de venda de peças de scooters. Nessa época, converteu-se ao Islã. A radicalização viria mais tarde, entre outubro de 2012 e maio de 2013, quando passou por centros de estudos salafistas na Mauritânia.  Em 17 de agosto de 2013, Hauchard foi para a Turquia e, de lá, atravessou para a Síria. Em 4 de janeiro de 2015, afirmou via Twitter: “É preciso esperar que o EI entre na França. Será merecido”. Três dias depois, ocorreria o atentado ao jornal Charlie Hebdo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.