1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Merkel descarta avanço entre Rússia e Ucrânia

BERLIM - Estadão Conteúdo

24 Agosto 2014 | 11h 00

A chanceler alemã, Angela Merkel, descartou que o encontro entre o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e o presidente russo, Vladimir Putin, na próxima terça-feira (26), possa resultar em um grande avanço nas negociações para o fim do conflito entre os dois países. Em entrevista um dia após a sua visita a Kiev, Merkel considerou, no entanto, que o encontro entre os dois líderes é importante para a busca de uma solução pacífica.

"Minha viagem a Kiev também visava preparar esse encontro, que certamente não vai trazer um grande avanço, mas é importante porque o diálogo entre os dois países é necessário se quisermos encontrar uma solução para o conflito", afirmou Merkel.

Questionada sobre a possibilidade da Rússia invadir o território ucraniano, a chanceler disse apenas que a situação na Ucrânia é "muito frágil". Merkel declarou ainda que acredita que somente uma solução política poderá resolver o conflito. Ao longo dos últimos meses, a Alemanha tem insistido numa solução diplomática para o conflito e disse que a porta das negociações com Moscou deve permanecer aberto apesar das sanções econômicas impostas à Rússia.

Na entrevista, Merkel voltou a salientar a necessidade de uma solução segura também para a Rússia. "Eu quero encontrar uma maneira, assim como outros líderes, de não danificar a Rússia. Queremos ter boas relações comerciais com a Rússia. Nós dependemos uns dos outros", afirmou.

O conflito entre os dois países se intensificou nos últimos dias, depois que um comboio de caminhões russos ultrapassou sem autorização a fronteira com o leste da Ucrânia. O governo de Moscou alega que o comboio transporta ajuda humanitária. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acusou forças russas de agirem dentro do país. No entanto, segundo a chanceler alemã, uma possível entrada da Ucrânia na OTAN não está prevista na agenda dos países ocidentais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo