1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Militantes paquistaneses se separam do Taleban

Estadão Conteúdo

27 Agosto 2014 | 15h 54

Diversos comandantes rebeldes e seus seguidores se separaram do Taleban paquistanês e formaram seu próprio grupo. Este é o segundo caso neste ano de insurgentes que se desligam da organização principal, em um movimento que, segundo analistas, pode enfraquecer ainda mais o Taleban.

Em um vídeo publicado na noite da terça-feira, o comandante Maulana Qasim Khurassani anunciou que ele e vários aliados e combatentes deixavam o Taleban paquistanês para formar seu próprio grupo, o Jamaat-ul-Ahrar. Khurassani disse que a decisão foi inspirada no Taleban afegão e em sua luta contra as tropas norte-americanas no Afeganistão.

O comandante também afirmou que a cisão ocorreu por causa de diferenças com a liderança do Taleban, mas ele não explicou melhor a situação. O porta-voz do Taleban paquistanês, conhecido como Tehrik-e-Taliban, não foi encontrado para comentar.

A separação ocorre enquanto o Paquistão empreende uma ofensiva contra militantes no norte de Waziristan, próximo à fronteira com o Afeganistão. O grupo tem lutado há anos em uma insurgência destinada a derrubar o governo paquistanês e instalar sua própria interpretação conservadora das leis do Islã. Os militantes mataram milhares de pessoas durante os últimos anos no país. Fonte: Associated Press.