1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Míssil americano desaparecido é encontrado em Cuba

- Atualizado: 08 Janeiro 2016 | 15h 09

Armamento do modelo Hellfire havia desaparecido na Europa em 2014 após ser enviado à Espanha pela Lockheed Martin, sua fabricante, onde foi usado pela Otan em manobras militares

HAVANA - Um míssil americano Hellfire, que havia desaparecido enquanto era devolvido da Europa em 2014, foi encontrado em Cuba, informou nesta sexta-feira, 8, o The Wall Street Journal. Os investigadores tentam determinar se a chegada do míssil ar-terra à ilha comunista é resultado de uma série de erros ou de uma ação criminosa deliberada.

O governo americano tentou sem sucesso recuperar o míssil - desprovido de ogiva nuclear - depois de iniciar a aproximação com seu antigo inimigo da Guerra Fria em dezembro de 2014, ainda segundo o jornal. As autoridades americanas não temem que Cuba desmantele o míssil e construa um similar, e sim que compartilhe o 'know-how' com China, Coreia do Norte ou Rússia.

Míssil Hellfire é disparado de helicóptero Apache durante treinamento militar

Míssil Hellfire é disparado de helicóptero Apache durante treinamento militar

Em 2014, o míssil foi enviado à Espanha por seu fabricante, onde foi usado pela Otan em manobras militares. Depois devia ser devolvido aos Estados Unidos, mas, em Madri, onde ocorreu o desaparecimento, o projétil passou de mão em mão entre várias empresas de transporte.

As autoridades determinaram por fim que foi um caminhão da Air France que o levou ao aeroporto Charles de Gaulle de Paris, onde foi embarcado para Cuba. Seu fabricante, Lockheed Martin, notificou o Departamento de Estado quando se deu conta do desaparecimento do míssil. / AFP e EFE

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX