Nam Y. Huh/AP
Nam Y. Huh/AP

Mitt Romney vence primária em Illinois, apontam emissoras de TV

Com 82% das urnas apuradas, o ex-governador de Massachusetts tinha 47% dos votos. Santorum aparecia em segundo, com 35% dos votos, seguido por Ron Paul, com 9% dos votos

20 Março 2012 | 23h09

Atualizado à 1h55

 

CHICAGO - O pré-candidato Mitt Romney venceu nesta terça-feira, 20, a primária republicana realizada no Estado de Illinois, distanciando-se ainda mais de seu principal concorrente Rick Santorum, projetaram as cadeias de televisão dos Estados Unidos.

 

Com 54% das urnas apuradas, o ex-governador de Massachusetts tinha 47% dos votos. Santorum aparecia em segundo, com 35% dos votos, seguido por Ron Paul, com 9% dos votos. Em quarto lugar estava o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich,  com 8% dos votos.

 

Romney espera que esta vitória em Illinois lhe dê novo impulso na volátil campanha para chegar à Casa Branca, e convença os republicanos a apoiá-lo para pôr fim na disputa que determinará quem enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro. Romney já tem mais que o dobro de delegados que Santorum para a convenção republicana que escolherá o candidato que representará o partido em novembro.

 

Até o momento, o ex-governador de Massachusetts conta com 521 delegados, contra 239 de Santorum, na corrida para alcançar os 1.440 delegados necessários para ser nomeado o vencedor dentro do partido. Em Illinois estavam em jogo 54 delegados. As  informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.