Morre do guitarrista de flamenco Paco de Lucia

Paco de Lucia, um dos principais guitarristas de flamenco do mundo, morreu aos 66 anos no México, informaram autoridades espanholas nesta quarta-feira. Uma porta-voz da prefeitura da cidade natal do guitarrista espanhol, Algericas, disse que integrantes da família do músico informaram que ele morreu vítima de um ataque cardíaco.

Agência Estado

26 Fevereiro 2014 | 09h49

Segundo ela, ele começou a passar mal quando estava numa praia de Cancún com seu filho e morreu no caminho do hospital. A fonte falou em condição de anonimato porque as regras da prefeitura não permitem que ela se identifique publicamente.

Ao descrever a morte de Paco de Lucia como inesperada e prematura, o ministro espanhol de Educação de Cultura, José Ignacio Wert, disse que ele foi uma pessoa "única".

Nascido em 21 de dezembro de 1947, o músico, cujo nome verdadeiro era Francisco Sánchez Gomez, era mais conhecido pelo flamenco, mas também experimentou outros gêneros musicais. Uma de suas gravações mais famosas é "Friday Night in San Francisco", de 1981, na companhia dos guitarristas John McLaughlin e Al Di Meola.

Durante as décadas de 1960 e 1970 ele formou uma dupla muito popular com o falecido cantor de flamenco Camaron de la Isla. Paco de Lucia recebeu a Medalha de Ouro ao Mérito das Belas Artes em 1992 e o prestigiado prêmio Príncipe das Astúrias em 2004. Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Espanha Paco de Lucia morte

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.