Nasrallah é reeleito líder do Hezbollah no Líbano

O grupo Hezbollah anunciou hoje que o xeque Hassan Nasrallah foi reeleito para um sexto mandato como líder da organização xiita libanesa.

AE-AP, Agencia Estado

19 Novembro 2009 | 15h45

O comunicado do Hezbollah não disse quando os principais funcionários do grupo votaram para reeleger Nasrallah, que mantém a liderança do Hezbollah desde que um helicóptero israelense matou seu antecessor, o xeque Abbas al-Musawi, em 1992, num ataque no sul do Líbano. Ninguém concorreu contra Nasrallah pela liderança.

Naim Kassim também foi reeleito como vice de Nasrallah, de acordo com um comunicado. Normalmente, o líder do Hezbollah é escolhido a cada três anos, mas a última eleição havia acontecido em 2004. Um funcionário do grupo xiita disse que o atraso de dois anos ocorreu por causa da guerra de 2006 do Hezbollah contra Israel e por disputas políticas no Líbano.

Atuação

Nasrallah, de 49 anos, é um forte crítico dos Estados Unidos, que classificam o Hezbollah como uma organização terrorista. Sob sua liderança, o Hezbollah virou um partido ativo na política libanesa e atualmente tem dois gabinetes no ministério e detém 11 das 128 cadeiras do Parlamento.

Fundado em 1982, o Hezbollah ganhou notoriedade no Ocidente quando foi ligado a uma série de sequestros de ocidentais e também de ataques a bomba contra alvos militares ocidentais em Beirute.

Num período mais recente, o Hezbollah também montou uma rede de interesses no Líbano, incluindo clínicas, escolas, uma emissora de televisão e um jornal semanal. O grupo oferece assistência social principalmente aos 1,2 milhão de xiitas libaneses, o grupo religioso que conta com mais adeptos no país.

Mais conteúdo sobre:
Líbano Hezobollah Hassan Nasrallah Israel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.