Naufrágio na Malásia deixa 31 pessoas desaparecidas

A maioria dos desaparecidos é formada por turistas chineses; autoridades acreditam que eles estão à deriva esperando resgate

PUBLICIDADE

Por AP e Reuteres
Atualização:

KUALA LUMPUR - Trinta e uma pessoas estão desaparecidas após um naufrágio na Malásia. Entre os desaparecidos, 28 são turistas chineses que aproveitavam o feriado de Ano Novo Lunar. Autoridades malasianas acreditam que os turistas estão à deriva no mar esperando resgate.

Agência de Aplicação Marítima da Malásia (MMEA) divulgou suposta foto da embarcação Foto: MALAYSIAN MARITIME ENFORCEMENT AGENCY/EFE

PUBLICIDADE

Navios da Marinha e a polícia da Malásia procuravam os sobreviventes desde sábado, 27. Mas o resgate foi temporariamente suspenso devido ventos fortes e águas agitadas.

A área de busca é de cerca de 400 milhas náuticas quadradas (cerca de 1.400 quilômetros quadrados) do Mar da China Meridional, segundo informou a Agência de Aplicação Marítima da Malásia (MMEA).

O capitão e um membro da tripulação foram resgatados no domingo, 29, à tarde (horário local) nas águas entre a ilha de Pulau Tiga e uma plataforma de perfuração de petróleo offshore.

Segundo o consulado chinês em Kota Kinabalu, há relatos de sobreviventes à deriva aguardando salvamento.

O barco tinha saído de Kota Kinabalu no estado de Sabah na manhã de sábado, 28, para Pulau Mengalum, uma ilha aproximadamente 60 quilômetros (38 milhas) ao oeste.

A televisão estatal chinesa disse que a tripulação ajudou os passageiros a colocarem coletes salva-vidas quando o barco estava afundando e em seguida tentou procurar ajuda. A MMEA credita que uma combinação de fatores, incluindo a superlotação, o tempo ruim e a condição do mar, causou a tragédia.

Publicidade

Outros casos. Em novembro, mais da metade dos 101 passageiros de um barco morreu depois que uma embarcação atingiu um recife e afundou ao largo da ilha indonésia de Batam, ao sul de Cingapura. Quatro meses antes, um barco afundou a caminho de Batam. As autoridades malaias recuperaram oito corpos e resgataram 34 pessoas. A polícia da Malásia recuperou 17 corpos em janeiro do ano passado depois que um barco que transportava imigrantes ilegais naufragou em alto mar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.