PUBLICIDADE

Neve rara em Santiago mata 1 e provoca cortes de energia

Capital chilena amanheceu coberta por um manto branco, após a intensa tempestade de neve que caiu durante a madrugada, formando uma paisagem pouca comum para os 7 milhões de habitantes da cidade

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SANTIAGO - A capital do Chile, Santiago, foi tomada neste sábado, 15, pela maior nevasca da última década e o fenômeno deixou uma pessoa morta, duas feridas e mais de 300 mil lares sem energia elétrica, o que se repetiu em outras regiões do centro e do sul do país.

PUBLICIDADE

A Universidade Católica do Chile informou que essa nevasca foi a mais forte na região desde 1971, segundo o jornal chileno La Tercera. 

A cidade amanheceu coberta por um manto branco, após a intensa tempestade de neve que caiu durante a madrugada, formando uma paisagem pouca comum para os 7 milhões de habitantes da cidade. O intendente (governador) da Região Metropolitana, Juan Pablo Gómez, informou que o funcionário de um hospital de Santiago morreu depois de cair na neve e bater com a cabeça. Além disso, duas pessoas foram eletrocutadas na capital, mas estão fora de risco.

Santiago do Chile amanhece coberta por manto de neve, fenômeno raro na capital desete mlhões de habitantes Foto: Elvis Gonzáçez/EFE

Nos bairros altos da cidade, com a paisagem da cordilheira dos Andes ao fundo, centenas de crianças foram às ruas para brincar com a neve, no último fim de semana das férias de inverno do país.

A Oficina Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que 337 mil clientes ficaram sem energia na capital e cidades ao redor, o que representa um a cada sete habitantes da região. A queda de árvores sobre cabos de energia, por causa da neve, foi a principal ocorrência atendida pelos serviços de emergência ao longo do dia.

Em razão dos cortes de energia, a Onemi decretou situação de alerta para as condições climáticas, e publicou advertências com orientações para o trânsito na cidade.

A disputa da Copa Chile, segundo maior campeonato de futebol do país, foi paralisada temporariamente dois dias após seu início. A Associação Nacional de Futebol suspendeu jogos nos estádios San Carlos de Apoquindo, na capital chilena. / AFP e EFE 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.