Número de mortos aumenta na passagem da tempestade Kai-Tak nas Filipinas

A tormenta perdeu força durante o fim de semana; o número de afetados chegou a 221.953

PUBLICIDADE

Atualização:

Mais de 30 pessoas morreram, grande parte devido aos deslizamentos de terra, na passagem da tempestade Kai-Tak na região central das Filipinas, segundo informações das agências governamentais locais. 

Casa destruída pela passagem da tempestade Kai-Tak pelo vilarejo deSan Mateo, na região de Borongan, nas Filipinas, neste domingo, 17. Foto: Alren Beronio/AFP

Sofronio Dacillo Jr., funcionário da agência de resposta a desastres, declarou à The Associated Press que 26 moradores morreram em deslizamentos registrados em diferentes pontos da província de Biliran. Gerry Boy Espina, governador da província, deve propor amanhã às autoridades a declaração do estado de calamidade na região.  O número de afetados chegou a 221.953, entre os quais 87.719 estão abrigados em 264 centros de evacuados, enquanto 198 são atendidos fora destes centros.

Moradores são vistos em área alagada no vilarejo de Brgy Calingatngan, em Borongan, região central das Filipinas, neste domingo, 17. Foto: ALREN BERONIO/AFP

PUBLICIDADE

A tempestade perdeu força durante o fim de semana e passou a registrar ventos sustentados de 55 km/h perto do centro e rajadas de até 80 km/h, movendo-se em direção ao sudoeste a 15 km/h, informou neste domingo, 17, o serviço meteorológico filipino. Cinquenta e sete voos nacionais foram cancelados desde a última quarta-feira, 13, por causa do mau tempo, vinte e um deles só neste domingo.

(Com informações de EFE e AP)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.