Obama recebe Netanyahu para retomar conversas de paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversará hoje, na Casa Branca, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os EUA trabalham para dar novo impulso às conversas de paz no Oriente Médio, as quais vivem um período de estagnação e profunda crise. Um funcionário da Casa Branca confirmou o encontro dos líderes, pouco após a chegada de Netanyahu a Washington. O primeiro-ministro de Israel participará também de um encontro judaico.

AE, Agencia Estado

09 Novembro 2009 | 12h06

Os laços entre os dois países tiveram uma piora em razão da recusa de Netanyahu de interromper as construções em assentamentos nos territórios palestinos. Os EUA exigem o fim dessas obras, algo visto pelos palestinos como essencial para a retomada das conversas de paz. No avião para Washington, Netanyahu disse que espera a retomada imediata das negociações de paz, "sem quaisquer precondições". As conversas foram suspensas em dezembro.

O primeiro-ministro de Israel também falará ao Congresso norte-americano. Em seguida, seguirá para Paris, onde vai se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na quarta-feira, segundo funcionários israelenses. A França ainda não confirmou o encontro. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
EUA Obama Netanyahu encontro Casa Branca

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.