PUBLICIDADE

Onda frio incomum causa ao menos 85 mortes em Taiwan

Temperatura na ilha ficou abaixo de zero em várias regiões nas quais a média para essa época é de até 20ºC; idosos foram os que mais sofreram com a queda abrupta nos termômetros

Atualização:

TAIPÉ - Uma onda de frio em Taiwan provocou a morte de ao menos 85 pessoas, grande parte delas de mais de 65 anos e vítimas de problemas cardíacos ou respiratórios provocados pelas baixas temperaturas, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros.

Nesta época do ano, a ilha registra temperaturas de cerca de 20ºC, mas neste ano a região está sofrendo com um incomum episódio de frio que fez com que os termômetros ficassem abaixo de zero grau.

Crianças brincam com neve em parque da capital taiwanesa Taipé após onda incomum de frio Foto: EFE/Ritchie B. Tongo

PUBLICIDADE

"Pelo nossa experiência, não é a atual temperatura (que causou as mortes), mas a queda repentina que foi muito abrupta para o sistema circulatório das pessoas mais velhas", afirmou um porta-voz da  administração taiwanesa identificado apenas pelo sobrenome Chang. 

Só na cidade de Taoyuan, no norte de Taiwan, morreram 35 pessoas com doenças relacionadas ao frio, como hipotermia e problemas de coração, devido à queda repentina das temperaturas. Já em Kaohsiung, no sul e de clima semitropical, foram registradas temperaturas próximas aos 5ºC, que provocaram a morte de 16 pessoas.

Na região metropolitana de Taipé morreram pelo menos 31 pessoas, com os termômetros registrando temperaturas abaixo de zero graus. Em janeiro, a temperatura média na capital do país é de 16º C, de acordo com Escritório Meteorológico Central de Taiwan. De acordo com a administração da cidade, pelo menos 91 moradores de rua foram levados para abrigos para se protegerem do frio.

Além disso, várias estradas foram fechadas em razão da neve e da formação de gelo. No momento mais frio registrado na capital taiwanesa no fim de semana, o acumulo de neve chegou a 9 centímetros.Para terça-feira, espera-se que a temperatura em Taipé chegue aos 17º C./ EFE e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.