Pacote-bomba do Iêmen foi desarmado '17 minutos antes da explosão'

Dispositivos foram identificados dentro de aviões em Dubai e Londres que iam para os EUA

PUBLICIDADE

Por BBC Brasil
Atualização:

PARIS - O ministro do Interior da França, Brice Hortefeux, disse nesta quinta-feira, 4, que um dos dois pacotes explosivos interceptados na semana passada após terem sido enviados do Iêmen para os EUA foi desativado apenas 17 minutos antes da explosão.

 

PUBLICIDADE

Veja também:lista Entenda a expansão da Al-Qaeda no Iêmen especialEspecial: As franquias da Al-Qaeda

As duas bombas estavam sendo enviadas por via aérea do Iêmen para os EUA, mas foram interceptadas em Dubai e em Londres, onde foram desarmadas. As bombas foram encontradas após informações coletadas pelo serviço secreto saudita. "Havia pacotes explosivos do Iêmen para os EUA e posso lhe dizer, por exemplo, que um deles foi desarmado 17 minutos antes da explosão", disse Hortefeux em entrevista ao canal France-2, sem revelar a origem da informação. Al-Qaeda Vários países decidiram suspender o recebimento de pacotes enviados do Iêmen por via aérea depois dos incidentes da semana passada.

 

Os pacotes continham um explosivo difícil de ser detectado chamado PETN (tetranitrato de pentaeritritol), escondido em cartuchos de impressoras dentro de pacotes maiores. O braço da Al-Qaeda baseado no Iêmen reconheceu ser responsável pelos explosivos. A polícia iemenita está procurando Ibrahim Al-Asiri, suspeito de ter relação com os pacotes. Ele também é acusado de envolvimento com uma tentativa frustrada de detonar explosivos em uma aeronave americana no último dia 25 de dezembro e outros ataques.

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.