Márcio Fernandes/AE
Márcio Fernandes/AE

Papa abre mão de carro blindado no Egito, apesar de riscos

Jorge Mario Bergoglio fará uma viagem oficial ao Egito entre os dias 28 e 29, cuja agenda inclui encontros com líderes religiosos locais e com as autoridades políticas

O Estado de S. Paulo

24 Abril 2017 | 18h02

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco não usará carros blindados durante a viagem que fará ao Egito no próximo fim de semana, apesar dos riscos de atentados terroristas. "Para seus deslocamentos, o papa usará um automóvel fechado, mas não blindado. Foi ele que quis assim", disse nesta segunda-feira, 24, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, ao apresentar a jornalistas um briefing da viagem.       

Negando que o Vaticano esteja preocupado com qualquer risco à segurança de Francisco, Burke comentou que "vivemos em um mundo onde esse aspecto (de atentados) faz parte da vida". "Vamos seguir adiante serenamente, como é a vontade do Santo Padre", acrescentou.       

De acordo com Burke, "a segurança é um problema também na Itália, ou na Inglaterra, na França, nos Estados Unidos". "O papa, mesmo após os atentados recentes no Egito, confirmou sua vontade de visitar o país como sinal de proximidade. Não estamos preocupados", garantiu o diretor de comunicação do Vaticano.

Jorge Mario Bergoglio fará uma viagem oficial ao Egito entre os dias 28 e 29, cuja agenda inclui encontros com líderes religiosos locais e com as autoridades políticas.       

No início do mês de abril, um atentado contra duas igrejas cristãs coptas cometido pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) deixou mais de 30 mortos e 100 feridos. Francisco condenou os ataques, mas não cancelou a viagem.

O papa costuma usar papamóvel (carro de aparição pública) aberto em suas viagens apostólicas, mas desta vez, no Egito, optará por veículos fechados. Mesmo assim, não haverá blindagem especial. / Ansa 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.