Câmara dos Comuns britânica aprova lei de saída da União Europeia

Projeto de lei, que incorporará milhares de artigos da legislação da União Europeia ao ordenamento jurídico britânico, agora será debatida e votada pela Câmara dos Lordes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Câmara dos Comuns britânica aprovou ontem um projeto que revoga a lei de 1972 de adesão do Reino Unido à União Europeia, avançando ainda mais no Brexit. O texto agora será debatido e votado pela Câmara dos Lordes, onde enfrentará parlamentares mais favoráveis à UE.

+ Londres rejeita novo referendo sobre a saída do Reino Unido da UE

Após sua aprovação definitiva, o projeto deve transferir milhares de artigos da legislação da UE para ordenamento jurídico britânico. “Esta lei é essencial para preparar o país para a etapa histórica da retirada da UE”, declarou o ministro encarregado do Brexit, David Davis.

Pesquisa revela que a maioria dos britânicos prefere o Reino Unido dentro da UE Foto: AFP PHOTO / Daniel LEAL-OLIVAS

PUBLICIDADE

Espera-se que a Câmara dos Lordes comece a debater o texto no dia 30 e o processo dure vários meses. A Câmara dos Lordes é majoritariamente pró-Europa e deve oferecer mais resistência a oBrexit. O deputado conservador Kenneth Klark disse que poderá adicionar emendas ao projeto antes de votá-lo. Qualquer alteração que sofra fará o texto voltar para ser aprovado pela Câmara dos Comuns. O processo completo pode durar até maio. 

+ União Europeia deixa porta aberta para Reino Unido recuar do Brexit

Os lordes formam a Câmara Alta do Parlamento do Reino Unido, uma mistura bastante heterogênea de políticos indicados, bispos e membros da nobreza. A maioria dos lordes é contra o Brexit e faz pressão por um novo referendo ou para que o governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, adote uma saída mais suave do bloco. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.