1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Parlamento da Síria aprova nova lei eleitoral

AE - Agência Estado

13 Março 2014 | 20h 53

O Parlamento da Síria aprovou por unanimidade uma nova lei eleitoral nesta quinta-feira, o que abre as portas, ao menos na teoria, para que múltiplos candidatos concorram para a presidência.

A alteração ocorre meses antes de Bashar Assad completar o mandato de sete anos. Oficiais do governo disseram que as eleições serão conduzidas a tempo e que Assad sugeriu que irá concorrer para mais um mandato, mas ainda não confirmou a informação.

O Partido Baath está no comando do país desde que assumiu o poder em 1963, via um golpe, sendo que nas últimas eleições presidenciais, conduzidas por Bashar Assad e seu falecido pai, Hafez Assad, continham apenas um candidato, com duas opções: "sim" ou "não". A votação deve acontecer de 60 a 90 dias antes de o governo Assad terminar, em 17 de julho.

A alteração na lei foi anunciada após o governo conduzir um referendo em março de 2012 sobre a nova constituição, em uma medida para tentar frear a escalada nos protestos. A oposição classificou o gesto do governo como uma tentativa de implantar reformas superficiais que não farão nada para retirar Assad do poder.

O projeto aprovado hoje determina que para se candidatar a pessoa deve ter nascido na Síria, ter país sírios e viver por 10 anos consecutivos no país antes da nomeação.

Khalid Saleh, membro do grupo de oposição mais alinhado com o Ocidente, a Coalizão Nacional da Síria, afirmou que o fato de Assad tentar a reeleição demonstra o desrespeito pela morte de milhares de sírios. Em comunicado, ele avaliou a nova lei como "ilegítima" e declarou que seu partido "fortemente rejeita a participação de membros opositores como candidatos contra Assad nas eleições presidenciais, já que isso implicaria o reconhecimento, por nós, da legitimidade de sua presença nas eleições". Fonte: Associated Press.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo