Peres manifesta apoio à reeleição de Abbas para ANP

O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou hoje ao chanceler brasileiro, Celso Amorim, que considera importante a candidatura do atual presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, à reeleição. Peres disse que é amigo de Abbas, mas que, independentemente disso, o considera um líder importante e de posições moderadas nas questões entre israelenses e palestinos. O encontro de Peres e Amorim, na manhã de hoje, ocorreu a pedido do próprio presidente de Israel, ainda ontem à noite.

DENISE CHRISPIM MARIN, Agencia Estado

11 Novembro 2009 | 14h48

Amorim ressaltou que também considera importante a candidatura de Abbas, mas reconheceu que "às vezes as pessoas (os governantes) se cansam". O chanceler brasileiro confirmou que Abbas visitará o Brasil no dia 20, três dias antes da chegada do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Amorim informou que a questão da insistência de Israel em expandir assentamentos israelenses em território palestino não chegou a ser tratada diretamente na conversa desta manhã. Ele lembrou que tratou estritamente do tema com o chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, em maio passado. "Hoje a conversa foi mais geral, mais filosófica", disse Amorim, que ressaltou que o Irã não foi mencionado na conversa de hoje.

Diante da imprensa, Amorim destacou a honra de conversar com Peres, que, além de prêmio Nobel da Paz e presidente de Israel, é uma personalidade que historicamente se empenhou pela paz no Oriente Médio. Peres, por sua vez, destacou a liderança do Brasil na América Latina e seus programas de distribuição de renda e de investimentos na educação. Peres se encontrará ainda hoje, no Palácio do Itamaraty, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais conteúdo sobre:
Shimon Peres Abbas reeleição ANP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.