US Navy
US Navy

Porta-aviões dos EUA realizará novos exercícios navais com Japão

USS Carl Vinson terá apoio de duas embarcações de guerra japonesas

O Estado de S.Paulo

23 Abril 2017 | 03h17

TÓQUIO - O porta-aviões norte-americano "USS Carl Vinson" iniciará neste domingo, 23, novos exercícios navais com apoio do Japão no Oceano Pacífico ocidental, afirmou em Tóquio o ministro da Defesa japonês. 

O Vinson e a frota que o acompanha se encontram na região em meio a crescentes tensões em torno do programa nuclear e balístico da Coreia do Norte e dos temores ocidentais de que Pyongyang esteja planejando um sexto teste nuclear. 

Os exercícios navais com o Carl Vinson devem durar vários dias, com a participação de duas embarcações de guerra japonesas, informou o ministério da Defesa nipônico. 

É a terceira vez que a marinha japonesa realiza exercícios com o Vinson, depois de dois similares em março deste ano. 

O vice-presidente norte-americano Mike Pence advertiu na quarta-feira, 19, que os Estados Unidos responderiam a qualquer ataque da Coreia de "maneira avassaladora e eficaz". 

Um responsável norte-coreano teria avisado que Pyongyang não tem intenções de reduzir seu programa de mísseis, prometendo fazer testes semanais e ameaçando com uma "guerra total" se os Estados Unidos empreenderem a menor ação contra seu país. 

Pence visitou a Coreia do Sul e o Japão antes da Austrália para tranquilizar seus aliados preocupados com o programa de mísseis norte-coreano. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.