Etienne Laurent/EFE
Etienne Laurent/EFE

Presidente François Hollande vota em seu reduto eleitoral no centro da França

O presidente anunciou no dia 1º de dezembro que não tinha intenção de concorrer à reeleição para um novo mandato, devido a seus fortes índices de impopularidade

O Estado de S.Paulo

23 Abril 2017 | 06h23

PARIS - O presidente da França, François Hollande, votou neste domingo em seu reduto eleitoral de Tulle, no departamento de Corrèze (centro do país), nas eleições presidenciais marcadas por sua renúncia a concorrer à reeleição.

Hollande votou logo depois das 10h (horário local, 5h em Brasília) em um colégio eleitoral de Tulle, localidade da qual foi prefeito, e onde conta com um forte apoio popular.

O presidente anunciou no dia 1º de dezembro que não tinha intenção de concorrer à reeleição para um novo mandato, devido a seus fortes índices de impopularidade.

A decisão de Hollande representou um marco na 5ª República francesa (instaurada em 1958), ao se tornar o primeiro presidente que desiste de concorrer à reeleição.

Seu correligionário e candidato pelo Partido Socialista, Benoît Hamon, que segundo as pesquisas deve ser o grande derrotado deste primeiro turno das eleições, votou praticamente na mesma hora que Hollande em Trappes, na periferia de Paris.

Hamon foi um dos líderes da chamada facção "rebelde" dos socialistas no Parlamento, que enfrentou várias das principais iniciativas de Hollande ao longo de sua presidência.

O ex-ministro conseguiu a vaga para representar o Partido Socialista nas primárias realizadas em janeiro deste ano, nas quais derrotou no segundo turno o ex-primeiro-ministro Manuel Valls. EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.