Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Internacional

Internacional » Putin anuncia retirada das tropas da Síria

Internacional

AFP PHOTO / RIA NOVOSTI / KREMLIN POOL / ALEXEY DRUZHININ

Putin anuncia retirada das tropas da Síria

Decisão é divulgada no mesmo dia em que a ONU retoma em Genebra as negociações por um fim à guerra civil no país

0

O Estado de S. Paulo

14 Março 2016 | 14h47

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou nesta segunda-feira, 14, a retirada das tropas do país na Síria. Segundo Putin, os objetivos da operação militar russa em território sírio foram cumpridos. 

A decisão foi anunciada no mesmo dia em que a ONU retomou em Genebra as negociações por um fim à guerra civil no país. A retirada, ainda de acordo com o presidente, começa amanhã.

"Considero que os objetivos estabelecidos pelo Ministério da Defesa foram cumpridos de modo geral", disse Putin, segundo a imprensa estatal russa. "Por isso ordenei o início da retirada de nossas forças militares da República Árabe da Síria a partir de amanhã."

Em comunicado, Assad agradeceu Putin pela diminuição das operações russas na síria, em concordância com a situação atual no terreno de operações.

Ainda de acordo com Putin, o objetivo da medida é estimular as negociações diplomáticas em curso para o fim do conflito. Ainda segundo o líder russo, a decisão foi tomada em conjunto com o presidente sírio, Bashar Assad. 

Putin também afirmou que as bases aérea e marítima da Rússia em Latakia continuarão a operar normalmente. / NYT, EFE e AFP

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.