1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Raúl Castro é recebido com honras em visita de Estado 'histórica' à França

- Atualizado: 01 Fevereiro 2016 | 10h 55

Ida de presidente cubano ao país europeu marca aprofundamento das relações políticas e econômicas da ilha

Presidente cubano participa de cerimônia no Arco do Triunfo 

Presidente cubano participa de cerimônia no Arco do Triunfo 

PARIS - O presidente de Cuba, Raúl Castro, foi recebido nesta segunda-feira, 1.º, com todas as honras na França no início de uma visita de Estado de dois dias que marca uma nova etapa no aprofundamento das relações políticas e econômicas.

A ministra de Ecologia francesa, Ségolène Royal, exerceu a função de primeira anfitriã na cerimônia realizada no Arco do Triunfo. O dirigente cubano chegou a Paris no sábado, mas sua agenda oficial começou nesta segunda, dia em que está prevista uma reunião à tarde no Palácio do Eliseu e um jantar de Estado com o presidente francês, François Hollande.

Essa é a primeira viagem de um líder cubano à França desde a feita por Fidel Castro em 1995, durante a presidência de François Mitterrand, e é uma resposta à visita de Hollande à ilha em maio de 2015. 

Hollande foi o primeiro presidente ocidental a ir a Cuba após o acordo assinado com os Estados Unidos para a normalização das relações (relembre no vídeo abaixo).

Autoridades francesas qualificaram de histórica a visita de hoje, que tem um marcado conteúdo econômico após o recente acordo multilateral entre o país caribenho e o Clube de Paris, que renegociou uma dívida de US$ 11 bilhões. Esse pacto, assinado em dezembro, abriu a porta ao retorno de investimentos estrangeiros à ilha, e a França prevê reutilizar parte da dívida cubana pendente em programas de desenvolvimento conjuntos.

Em Cuba já operam empresas como Accor, Bouygues, Alstom, Air France e Alcatel-Lucent, mas o volume dos intercâmbios comerciais ainda não está à altura das expectativas francesas, segundo reconheceu seu ministro do Comércio Exterior, Matthias Fekl.

Um encontro na terça-feira da delegação cubana com empresários franceses na Medef servirá para explorar as oportunidades de negócio no país caribenho. Raúl terá reuniões com o primeiro-ministro Manuel Valls, os presidentes das duas câmaras parlamentares e a prefeita parisiense, Anne Hidalgo, e visitará o Museu do Homem. /EFE

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX