1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Rebeldes pró-Rússia abandonam reduto no leste da Ucrânia

O Estado de S. Paulo

05 Julho 2014 | 11h 15

Prefeito de Slaviansk confirma que os insurgentes saíram de Slaviansk; forças ucranianas ainda não entraram

KIEV - Rebeldes pró-Rússia e seu líder abandonaram neste sábado, 5, a cidade de Slaviansk, no leste da Ucrânia, anunciaram as autoridades ucranianas.

O prefeito de Slaviansk, Vladimir Pavlenko, confirmou neste sábado à AFP que os insurgentes saíram da cidade, mas afirmou que as forças ucranianas ainda não entraram.

"Os combatentes (separatistas pró-russos) se foram. O Exército ucraniano ainda não está em Slaviansk. Não há autoridades na cidade", declarou Pavlenko por telefone.

As autoridades ucranianas anunciaram pela manhã que os separatistas haviam saído desta cidade, convertida em um símbolo da rebelião pró-russa no leste da Ucrânia e palco de violentos combates há dois meses.

Este é, de longe, o maior êxito militar desde o início da chamada operação antiterrorista contra os insurgentes pró-russos, que recomeçou após o final do cessar-fogo na última segunda-feira.

Esta notícia pode colocar em risco os esforços diplomáticos para acabar com a crise. Neste sábado um grupo de contato que inclui representantes de Ucrânia, Rússia, a OSCE e os rebeldes deve se reunir, mas o local ainda não havia sido decidido durante a manhã. / AP