1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Refugiados costuram a própria boca durante protesto em Calais

- Atualizado: 03 Março 2016 | 16h 11

Imigrantes protestaram contra o desmantelamento do acampamento, utilizado por mais de mil pessoas

PARIS - Uma dezena de imigrantes iranianos costurou a própria boca nesta quinta-feira, 3, em protesto contra o desmantelamento da chamada "selva" de Calais, abrigo utilizado há meses por mais de mil imigrantes no noroeste da França.

O protesto aconteceu a poucos metros de um dos centros da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), localizado de frente para a costa britânica, diante da imprensa e com os rostos cobertos.

Imigrante costura a própria boca em protesto pelo desmantelamento da "selva" de Calais, na França

Imigrante costura a própria boca em protesto pelo desmantelamento da "selva" de Calais, na França

Outro grupo de imigrantes fez o mesmo na quarta-feira e mostrou cartazes com slogans como "We are humans" (“Somos humanos”) e "Where is your democracy?" (“Onde está sua democracia?”).

Não se sabe se algum dos que estavam no protesto já haviam participado da manifestação da véspera, que contou com cinco a oito indivíduos, segundo a prefeitura e algumas associações.

A 'nova selva' em Calais, na França
ANDREI NETTO/ESTADAO
Nova selva em Calais

A água é escassa no campo de imigração ilegal na região de Calais, na França 

A delegação do governo na região divulgou um comunicado em que destacou sua "profunda emoção" com relação ao protesto, ressaltando que "nada justifica esses extremos".

O gesto de costurar a própria boca já havia sido utilizado por refugiados em novembro na Grécia, diante da recusa da Macedônia em deixá-los atravessar a fronteira. /EFE

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX