1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Reino Unido e Irã discutem situação do Iraque

AE - Agência Estado

16 Junho 2014 | 12h 13

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, discutiu com o chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, a crise no Iraque, informou o governo britânico nesta segunda-feira.

A conversa telefônica entre as duas autoridades ocorre em meio a relatos de que Teerã está avaliando oferecer suporte militar ao governo xiita do Iraque, que tem sido alvo de ataques de militantes sunitas.

O Escritório das Relações Exteriores do Reino Unido não quis discutir o conteúdo do telefonema. Hague deve falar sobre a situação à Câmara dos Comuns ainda nesta segunda-feira. "Temos contato com o governo iraniano e eu acho que uma das coisas que o chanceler dirá na Câmara hoje é que ele discutiu uma série de questões bilaterais, incluindo esta, com o ministro iraniano no fim de semana", disse um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron.

Mais cedo, Hague insistiu que a Grã-Bretanha não irá intervir militarmente para ajudar o Iraque a lutar contra os insurgentes islâmicos, que têm controlado cada vez mais áreas do país em questão de dias. "Nós não estamos planejando uma intervenção militar do Reino Unido nesta situação", disse Hague à rádio BBC. Perguntado se a Grã-Bretanha poderia participar em ataques aéreos, Hague disse que "não poderia ser mais claro" na afirmação de que isso não irá acontecer. Fonte: Dow Jones Newswires.