AFP PHOTO / Daniel LEAL-OLIVAS
AFP PHOTO / Daniel LEAL-OLIVAS

Reino Unido prevê para março acordo sobre implementação do Brexit

Ministro que negocia saída da União Europeia espera definir período de preparação para o divórcio na próxima reunião do conselho europeu

O Estado de S.Paulo

26 Janeiro 2018 | 16h45

LONDRES  - O ministro britânico para o Brexit, David Davis, disse que está confiante de que um acordo político pode ser alcançado durante reunião do Conselho da União Europeia em março para garantir um período de implementação com duração limitada depois que o país deixar o bloco em 2019.

+ Câmara dos Comuns britânica aprova lei de saída da União Europeia

“Nosso objetivo imediato é alcançar um acordo sobre o período de implementação”, disse durante discurso. “E, porque nossos objetivos são em grande parte os mesmos, estou confiante de que um acordo político pode ser alcançado no Conselho Europeu em março”.

Durante discurso no nordeste da Inglaterra, Davis também afirmou que o o Reino Unido e a União Europeia precisam seguir as mesmas regras durante o período de implementação para suavizar a saída do país do bloco.

+ Gurovitz: O avanço do populismo na Europa

O ministro acrescentou que irá discutir com a União Europeia como reguladores podem fornecer clareza para empresas durante esse período.

“Nós precisamos discutir como reguladores e agências podem melhor fornecer continuidade e clareza durante esse período de uma maneira que beneficie a todos”, disse.

+ Lourival Sant'Anna: O populismo no século 21

“Nós devemos abordar o período de implementação como a ponte para esse novo relacionamento. Isso quer dizer cada lado se comprometendo a não tomar nenhuma ação que mine o outro”. / REUTERS

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.