PUBLICIDADE

Republicanos mudam regras do Senado para aprovar secretários de Trump

Secretários do Tesouro Steve Mnuchin e de Saúde Tom Price tiveram aprovação de comissão e devem ser confirmados em plenário, onde governo tem maioria

Atualização:

WASHINGTON - Republicanos no Senado alteram nesta quarta-feira, 1º, uma determinação do regimento da Casa para aprovar a nomeação de dois nomeados ao gabinete do presidente Donald Trump: os secretários do Tesouro Steve Mnuchin e de Saúde Tom Price. Os democratas tentavam obstruir a sessão ao faltar em massa na audiência. 

A regra que exigia a presença de pelo menos um senador dos dois partidos na sessão, no entanto, foi anulada pelos republicanos, que detêm maioria na comissão.Os democratas vinham pedindo mais tempo para examinar Mnuchin e Price, emvirtude do passado financeiro dos dois candidatos. 

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Foto: Reuters

PUBLICIDADE

Se confirmados no Senado, Price deve conduzir a tentativa de desmontar a reforma do sistema de saúde do ex-presidente Barack Obama - o Obamacare. Mnuchin deve ser o responsável por negociar com o Congresso mudanças na Lei Dodd-Frank, criada após a crise de 2008 para regular o mercado financeiro. 

Em uma audiência distinta, o Senado confirmou hoje Rex Tillerson como secretário de Estado. O nome do ex-CEO da Exxon Mobil foi aprovado, uma vez que alguns senadores democratas prometeram apoiá-lo. 

O clima entre ambos os partidos no Senado se agravou após o decreto qe Trump que vetou a entrada de muçulmanos de sete países nos Estados Unidos. Desde o início da semana, a oposição tem bloqueado as sessões de nomeações de parte do gabinete de Trump, como tática para atrasar o governo do republicano, uma vez que o partido não tem os votos necessários para vetá-las. /AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.