Rússia anuncia trégua diária de três horas para que ajuda humanitária chegue a Alepo, na Síria

Entre 10h e 13h locais, cessarão todas as ações militares, incluindo ataques aéreos e com fogo de artilharia, segundo o general Serguei Rudskoi

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MOSCOU - A Rússia anunciou a imposição a partir desta quinta-feira, 11, de uma trégua diária de três horas para que a ajuda humanitária possa chegar à cidade síria de Alepo.

A "janela humanitária" ficará aberta diariamente entre 10h e 13h locais, segundo o chefe de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, o general Serguei Rudskoi.

A mídia estatal síria disse que o Exército iria obedecer a um "regime de calma" na cidade durante 48 horas Foto: REUTERS/Abdalrhman Ismail

PUBLICIDADE

Durante esse período de três horas, acrescentou o militar, cessarão todas as ações militares, incluindo os ataques aéreos e com fogo de artilharia.

Rudskoi lembrou que junto à cidade de Handrat foi criado um centro de formação de colunas com ajuda humanitária para a população de Alepo.

Ele afirmou também que os sete corredores humanitários para o esvaziamento de Alepo de civis e de guerrilheiros que deponham as armas estão abertos 24 horas por dia.

"Apoiamos a proposta da ONU de estabelecer um mecanismo de controle conjunto sobre o envio de ajuda humanitária à população de Alepo. Neste momento nossos especialistas militares trabalham neste assunto com representantes da ONU e com os colegas americanos", disse o general russo.

A Rússia iniciou há duas semanas uma operação humanitária em Alepo em colaboração com o Exército sírio, com a abertura de corredores humanitários para que civis e guerrilheiros que deponham as armas possam deixar a cidade. / EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.