Sob desconfiança de Kiev, Rússia envia ajuda a leste da Ucrânia

Cruz Vermelha, que coordena a ação, disse no entanto não ter sido informada sobre o que os caminhões levavam nem para onde iam

PUBLICIDADE

Atualização:
Comboio de caminhões com ajuda deixa Rússia rumo à Ucrânia Foto: AP

MOSCOU- Um comboio de 280 caminhões com ajuda humanitária deixou a Rússia nesta terça-feira, 12, em direção ao leste Ucrânia após um acordo fechado na segunda-feira. A Cruz Vermelha, que coordena a ação, disse no entanto não ter sido informada sobre o que os caminhões levavam nem para que lugar estavam indo. 

PUBLICIDADE

Autoridades ucranianas, europeias e americanas temem que a operação seja usada como pretexto para a entrada de tropas russas no país, que luta há meses contra rebeldes pró-Moscou nas províncias de Donetsk e Luhansk. 

A ajuda humanitária, que será transportada em 280 caminhões, inclui 400 toneladas de cereais, 100 toneladas de açúcar, 62 toneladas de alimentos para crianças, 54 toneladas de remédios, 12.000 sacos de dormir e 69 geradores elétricos.

"Os caminhões levarão aos moradores da Ucrânia oriental mais de 2.000 toneladas de carga humanitária reunida pelos moscovitas e pelos habitantes da região de Moscou", disse um porta-voz do Kremlin citado pela agência russa RIA Novosti.

Segundo o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, toda missão humanitária internacional deve excluir qualquer tipo de presença militar e a ajuda deve entrar em território ucraniano por meio dos postos fronteiriços controlados por Kiev, com escolta de forças governamentais./ AP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.