1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Taleban ataca complexo de inteligência do Afeganistão

AE - Estadão Conteúdo

30 Agosto 2014 | 10h 57

Insurgentes do Taleban atacaram um complexo da agência de inteligência do Afeganistão, na cidade de Jalalabad, neste sábado, matando seis pessoas e ferindo mais de 30, disseram autoridades.

Dois rebeldes conduziram um carro e um caminhão carregado de explosivos até o portão da sede provincial da Diretório Nacional de Segurança em Jalalabad, a cidade mais importante do leste do Afeganistão. Os agressores se explodiram na entrada, abrindo caminho para outros seis insurgentes entrassem no complexo.

"Os terroristas entraram no prédio, mas foram rapidamente abatidos a tiros pelas forças de segurança", disse Hazrat Hussain Mashriqiwal, um porta-voz da polícia local.

O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo, disse que os combatentes estavam armados e tinham coletes de bombas presos a seus corpos.

O ataque deste sábado ocorreu em um momento em que os talebans estão intensificando uma ofensiva no Afeganistão, aproveitando um período de incerteza política causada pela disputa eleitoral no país.

Na cidade de Farah, homens armados mataram a tiros 11 civis e feriram outros quatro, segundo informações da agência de notícias Xinhua. Quinze civis estavam indo para o Irã, quando um grupo de homens armados não identificados os parou na área de Abu Nasar Farahi na província de Farah nesta manhã e, após um interrogatório, abriram fogo brutalmente, matando 11 deles no local e ferindo outros quatro, afirmou um porta-voz do governo provincial.

O oficial culpou os "inimigos da paz" pelo incidente, uma referência para os militantes do Taliban. Os insurgentes não se manifestaram sobre o caso.

Milhares de afegãos estão deixando o país em direção aos Estados vizinhos, especialmente o Irã e o Paquistão, para escapar do Taleban, das dificuldades econômicas e do desemprego. Fonte: Dow Jones Newswires.