PUBLICIDADE

'Time' elege médicos e enfermeiros do Ebola personalidade de 2014

Epidemia provocou 6.331 mortes entre os 17.800 casos de contágio detectados nos três países mais afetados da África Ocidental

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

NOVA YORK - Os médicos, enfermeiros e demais pessoas que combatem a epidemia de Ebola na África Ocidental foram escolhidos como personalidade do ano de 2014 pela revista americana Time. "Eles arriscaram e persistiram, se sacrificaram e salvaram vidas", afirmou a editora Nancy Gibbs ao justificar a escolha. Em 2013, a personalidade do ano para a revista foi o papa Francisco.

PUBLICIDADE

A epidemia de febre hemorrágica do Ebola provocou 6.331 mortes entre os 17.800 casos de contágio detectados nos três países mais afetados da África Ocidental (Serra Leoa, Libéria e Guiné), até o dia 6, segundo o balanço mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em consequência da forma de contágio da doença, os médicos e enfermeiros que tratam os infectados têm um alto risco de contrair o ebola. "Atingiu médicos e enfermeiros em números sem precedentes, afetando infraestruturas de saúde pública que já eram frágeis", escreveu Gibbs no site da Time.

A designação da "Personalidade do ano" é uma tradição anual da revista Time desde 1927. A figura escolhida aparece na capa da edição de fim de ano da publicação. Em 2012, o presidente americano Barack Obama, que acabara de ser reeleito, foi o escolhido.

Um ano antes, a Time escolheu a figura do "manifestante" como personalidade de 2011, em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada Primavera Árabe. / AFP

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.