1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Tornados atingem vila em Nebraska e matam um

AE - Agência Estado

17 Junho 2014 | 02h 18

Ao menos uma pessoa morreu e outras 16 estão em condição grave após fortes tornados atingirem a região nordeste do estado de Nebraska.

Segundo o Comissário do Condado de Stanton Jerry Weatherholt, mais da metade da vila de Pilger está destruída. Já o xerife do condado Mike Unger estima que de 50% a 75% da vila tenha sido fortemente danificada ou destruída. A escola local provavelmente não pode ser reparada. "É uma devastação total", disse. Pilger está localizada a cerca de 160 quilômetros a nordeste de Omaha.

O Serviço Climático Nacional disse que ao menos dois tornados atingiram a região com uma distância de uma milha entre eles. As vítimas foram encaminhadas a três hospitais regionais, e uma delas morreu de ferimentos não especificados, afirmaram funcionários dos hospitais.

O governador de Nebraska, Dave Heineman, declarou estado de emergência, e a Guarda Nacional está se preparando para enviar uma equipe emergencial e ajudar na limpeza. O governador e funcionários da Agência de Gerenciamento de Emergências de Nebraska devem chegar hoje ao local.

Pilger foi evacuada e todas as estradas que levam à vila foram fechadas. A maioria dos moradores conseguiu se acomodar em algum lugar, mas aqueles que não tinham para onde ir foram encaminhados para um abrigo em Wisner. Fonte: Associated Press.