1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Tropas ucranianas atacam separatistas em Mariupol

Agência Estado

13 Junho 2014 | 09h 46

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, declarou nesta sexta-feira que tropas do governo atacaram separatistas pró-russos na cidade portuária de Mariupol, a segunda maior da região de Donetsk

Segundo Avakov, quatro soldados do governo ficaram feridos quando as forças retomaram prédios ocupados pelos rebeldes no centro da cidade. Ele disse também que os militares ucranianos destruíram um veículo blindado leve usado pelos separatistas. Um repórter da AP viu um veículo blindado crivado de balas e um caminhão em frente a um prédio de Mariupol.

Os novos confrontos acontecem no momento em que os rebeldes confirmaram a posse de três tanques. Autoridades ucranianas disseram que os tanques vieram do lado russo da fronteira e que foram atacados por tropas ucranianas, mas não há confirmação independente de que os veículos tenham vindo da Rússia.

O líder rebelde Denis Pushilin disse à televisão estatal russa que os separatistas, que se autodenominam República do Povo de Donetsk, possuem tanques, mas que é "inapropriado perguntar" de onde eles vieram.

A Ucrânia e o Ocidente acusam Moscou de fomentar o levante no leste ucraniano, mas a Rússia nega ter enviado tropas ou armamentos para a região.

O presidente ucraniano Poroshenko, que assumiu o cargo uma semana atrás, reuniu apoio para encerrar o conflito durante ligações telefônicas para o presidente russo Vladimir Putin e para a chanceler alemã Angela Merkel.

Poroshenko disse a Merkel que deseja negociar, mas não com os que chamas de terroristas, e que poderia oferecer anistia a aqueles que não tiverem "sangue em suas mãos".

Segundo seu porta-voz, Svyatoslav Tsegolko, ele disse a Putin que é "inaceitável" que tanques tenham cruzado a fronteira do seu país, mas um comunicado do Kremlin diz que o presidente conversou com Putin a respeito de seu plano para resolver a crise. Fonte: Associated Press.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo