Trump ameaça tirar financiamento de universidade que protestou contra site de extrema direita

Ato contra editor do 'Breitbart' - criado por assessor de Trump - acabou em confronto com a polícia

PUBLICIDADE

Atualização:

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou nesta quinta-feira, 2, se a Universidade da Califórnia em Berkeley deve continuar recebendo fundos federais após os protestos de nesta quarta-feira em seu campus, que obrigaram o cancelamento de uma palestra do jornalista Milo Yiannopoulos - editor do site de extrema direita Breitbart, fundado por um dos principais assessores de Trump, Stephen Bannon.

"Se a U.C. Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica violência contra pessoas inocentes com ponto de vista diferente... (ficará) Sem fundos federais?" ameaçou Trump em sua conta pessoal no Twitter.

Fora, nazis, diz faixa em protestos de estudantes de esquerda na Universidade de Berkeley contra o editor do site de extrema direitaBreitbart Milo Yiannopoulos Foto: Elijah Nouvelage/Getty Images/AFP

PUBLICIDADE

Yiannopoulos foi obrigado nesta quarta-feira a cancelar uma palestra programada na Universidade da Califórnia em Berkeley após a explosão de violentos protestos no campus que tinham como objetivo impedir sua realização.

"Fui retirado do campus de Berkeley após violentos manifestantes de esquerda montarem barricadas, acenderem fogueiras e atirarem pedras e rojões nas janelas", disse Yiannopoulos em seu perfil no Facebook.

Centenas de manifestantes estiveram ao longo da tarde no campus universitário, um reduto esquerdista, e alguns deles entraram em confronto com as autoridades. Uma vez cancelada a palestra, a manifestação violenta se transformou em uma comemoração, ainda que sob forte presença policial./ EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.