Trump diz que fim do acordo nuclear iraniano é 'possibilidade real'

Presidente dos Estados Unidos disse que documento é 'fantástico' para o Irã e 'horrível' para os norte-americanos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 16, que o fim do acordo nuclear com o Irã é "uma possibilidade real", três dias após anunciar que não certificaria o fato de Teerã cumprir com seus compromissos.

"Pode haver um fim completo do acordo, é uma possibilidade real", declarou Trump na Casa Branca, acrescentando que uma nova fase começa e que pode ser "muito positiva". 

EUA podem manter acordo nuclear com Irã mas exigirão mudanças significativas

"Veremos o que acontecerá", disse ele em reunião na presença de todos os membros de seu governo.

Donald Trump na Casa Branca após conversa com a imprensa. Foto: Saul Loeb/AFP

PUBLICIDADE

"Eles (iranianos) negociaram um acordo fantástico para eles, mas um acordo horrível para os Estados Unidos", ressaltou, referindo-se ao documento que visa impedir o Irã de adquirir a bomba atômica em troca de uma redução gradual das sanções impostas a Teerã.

+ Artigo: Mundo não deve ter um Irã nuclear, cumpra-se o acordo

A recusa de Trump de "certificar" o acordo abre um período de grande incerteza, dando ao Congresso americano 60 dias para reimpor - ou não - as pesadas sanções econômicas contra Teerã levantadas em 2016 como previsto no texto.

Publicidade

Pouco depois do discurso de Trump, o presidente iraniano, Hassan Rohani, condenou os "insultos" do presidente americano e as "acusações infundadas". / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.