AFP/ Palácio Presidencial
AFP/ Palácio Presidencial

Trump felicita Erdogan pela vitória em referendo

Segundo a agência Anatólia, presidente americano telefonou para seu colega turco, que ganhará mais poderes com reforma na Constituição

O Estado de S.Paulo

17 Abril 2017 | 23h48

 ANCARA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória do "sim" no referendo realizado no domingo sobre uma reforma constitucional que entregará todo o poder executivo ao chefe de Estado.

Segundo informa a agência semipública Anatólia, que cita fontes da presidência da Turquia, Trump telefonou para Erdogan para felicitá-lo pelo sucesso na consulta popular, idealizada pelo presidente turco e promovida em uma intensa campanha.

O "sim" ganhou com 51,4% dos votos, segundo os dados preliminares, mas a oposição prometeu impugnar os resultados por considerar que se vulnerou a lei eleitoral e que há 2,5 milhões de votos suspeitos que poderiam ser falsos.

Embora os resultados definitivos só sejam anunciados dentro de 11 ou 12 dias, uma vez resolvidas as impugnações, o chefe da Junta Suprema Eleitoral já adiantou que a aprovação à reforma foi validada e que os votos tachados de polêmicos são "autênticos".

Uma missão de observadores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu criticou hoje que o desenvolvimento do referendo "não tenha correspondido aos padrões do Conselho" e que, na campanha prévia, "o campo de jogo não estava nivelado". / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.